Laboratorio Hercules
M.E-Museu de Évora
L.H-Laboratório Hercules
Trabalho feito por :
Introdução
O HÉRCULES (Herança cultural, estudos e salvaguarda) é uma unidade de investigação onde trabalham técnicos e especialistas na conservação do património, como cientistas em diversas áreas, tais como químicos, geólogos, bioquímicos, geoquímicos, conservadoresrestauradores, historiadores e arqueólogos.
Desvendar o segredo das obras de arte e bens patrimoniais é uma da funções do Hércules, tendo que ainda fazer um estudo como é que as obras foram feitas, por exemplo o tipo de tinta, como e porquê e ainda por como se podem preservar, são as perguntas que tem de fazer ao deparasse com uma obra de arte , respondendo através de investigação e com recurso a meios analíticos sofisticados.
2
Técnicas utilizadas no Laboratório Hercules
Determinação objetiva da cor :
Um colorímetro é descrito geralmente como qualquer instrumento que caracteriza amostras de cores para obter uma medida objetiva das características da cor. Colorímetro
L.H
3
Espectrometria de massa:
Amostra
Cromatógrafo
Analise de dados
A espectrometria de massa é um método para identificar os diferentes átomos que compõem uma substância. Um espectrômetro de massa bombardeia moléculas com um feixe de iões ou eletrões de alta energia para extrair iões de uma amostra.
L.H
4
O contributo dos membros da equipa HERCULES :
Historiadores - Relacionam a obra com o pintor, e identificam-se aspetos importantes da obra em termos históricos
Conservadores - Analisa a obra no seu todo, e toma as decisões ao restauro da obra.
Químicos- Identificam os matérias utilizados na obra como tintas, e reproduzem esses matérias para serem utilizados no restauro da obra.
Restaurador- Faz o restauro já com os procedimentos indicados pelo conservador e as tintas feitas pelos químicos.
5
A Virgem com o Menino