GLICONEOG NESE
As moléculas de glicose entram no fígado pela Glut-2 , lá são estocadas na forma de glicogênio , uma reserva de glicose que supre as células por 12 horas. O processo de estocagem chama-se de GLICOGÊNESE.
O glicogênio tem a função de armazenar glicose para usos metabólicos. Quando não houver disponibilidade de glicose na dieta ou quando o fígado esgotar seu suprimento de glicogênio, a glicose será sintetizadaa partir de precursores não glicídicos pela gliconeogênese. A gliconeogênese fornece uma porção substancial da glicose produzida em seres humanos em jejum, mesmo algumas horas após a alimentação, ela ocorre no fígado e, em menor grau, nos rins.
Os precursores não-glicídicos que podem ser convertidos em glicose incluem os produtos da glicólise lactato e piruvato, os intermediários do ciclo do acido cítrico e as cadeias carbonadas da maioria dos aminoácidos. Em primeiro lugar, entretanto, todas essas substânciasdevem ser convertidas no composto de quatro carbonos oxaloacetato, que é ele próprio um intermediário do ciclo do acido cítrico. A bioquímica dos mamíferos é centrada no metabolismo energético e na biossíntese de glicose e a partir de precursores simples. Os principais precursores gliconeogênicos nos mamíferos são o lactato e quase todos os aminoácidos, especialmente a alanina. Glicerol, que é produzido a partir da hidrólise dos triacilgliceróis, também é um substrato da gliconeogênese.Ele entra na via após sua conversão em di-hidroxiacetona fosfato. Os precursores oriundos de tecidos que não fazem a gliconeogênese precisam antes ser transportados até o fígado para serem usados como substrato nessa via metabólica.
A geração de oxalacetato a partir de piruvato ou de intermediários do ciclo de ácido cítrico ocorre apenas na mitocôndria. Para que a gliconeogêneseocorra, o oxalacetato deve deixar a mitocôndria para ser convertido a PEP, ou o PEP formado na mitocôndria deve passar para o citosol.
A. Lactato
A glicólise geragrandes quantidades