VIABILIZAÇÃO DOS ESPAÇOS INTERNOS DA CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
CAIXA CULTURAL SÃO PAULO
A Caixa Cultural São Paulo, localizada na cidade de São Paulo faz parte de um conjunto de centros culturais mantidos pela Caixa Econômica Federal em diferentes capitais do país. A unidade de São Paulo foi inaugurada em 1939. O edifício no qual a instituição esta instalada é tombado pelo patrimônio municipal, e é um considerável exemplar do estilo decorativo art déco e conta com 17.000 m² de área construída, que transmite a ideia de monumentalidade que fica evidente pelo enorme vitral, e do revestimento de mármore nas paredes internas no andar térreo, e também pelo pórtico e pelas magnificas colunas jônicas de granito dispostas na fachada que remetem ao estilo arquitetônico eclético.
PROBLEMÁTICAS
Destacou-se dentro dos limites deste espaço um agravante em suas acomodações voltadas para apresentações performáticas, identificou-se que o espaço não possui um local adequado onde o publico possa acomodar-se devidamente, assim os mesmos, se sintam interessados a permanecerem no ambiente. O intuito deste trabalho é viabilizar o espaço interno, para isto foi proposto uma intervenção, readequando-o para que seja mais convidativo para o público.
PROPOSTA
A Caixa Cultural São Paulo deve oferecer aos usuários locais para que eles possam se instalar de maneira adequada, para que não precisem assistir aos espetáculos, shows e apresentações artísticas em pé, sem terem o mínimo de conforto, e também para que não seja um local voltado apenas para o lazer, para que possa contribuir para o crescimento e formação cultural dos indivíduos. A proposta visa tornar o espaço interno belo e funcional, oferecendo o conforto adequado aos seus usuários. Serão implantados novos mobiliários funcionais no térreo do edifício, podendo ser utilizados em diversas configurações de acordo com as necessidades do espaço, o proposito desta intervenção é tornar adequado para acolher seus visitantes. O projeto