Vi idoso
Resumo
O acelerado processo de envelhecimento da população brasileira e os atentados de violência contra a terceira idade é o que justifica o tema deste artigo, que tem como objetivo alertar para a violência contra o idoso. Relata os tipos de violência contra esta determinada faixa etária, resalta a importância de políticas publicas em defesa do idoso. Considerou que a violência contra o idoso é um problema de saúde publica, inaceitável e de ordem ilegal e antiético quando da parte de profissionais de saúde, sendo estes responsáveis pelo seu cuidado. O método utilizado foi o levantamento eletrônico de artigo, noticias e publicações a cerca do tema.
Palavras-chave: Violência; Idoso; Terceira Idade.
Introdução
A sociedade brasileira vem passando por um acelerado processo de envelhecimento O aumento da expectativa de vida, que é motivo de alegria, pois se desfruta por muito mais tempo da convivência com aqueles que se ama, também é motivo de preocupação, porque a saúde se torna progressivamente mais frágil. No entanto não ficam claras para a comunidade em geral e para as autoridades as necessidades dessa terceira idade. Para Ramos (2012), o envelhecimento diz respeito diretamente à própria afirmação dos direitos humanos fundamentais. Alerta para o fato de que a velhice significa o próprio direito que cada ser humano tem de viver muito, mas, certamente, viver com dignidade. Ora, se viver muito com dignidade é um direito de todo ser humano, já que significa a própria garantia do direito à vida, o Estado precisa desenvolver e disponibilizar às pessoas envelhecidas toda uma rede de serviços capaz de assegurar a todas essas pessoas os seus direitos básicos, como, por exemplo, saúde, transporte, lazer, e ausência de violência tanto no espaço familiar como no espaço público.
O progresso inegável da medicina tem permitido que a população idosa alcance padrões de bem-estar nunca vividos antes; medicamentos, tecnologias de diagnóstico,