Redes geodésicas
Disciplina: Topografia Básica
Nome: XXX
INTRODUÇÃO:
Uma Rede geodésica é uma rede formada por triângulos que são medidos com exatidão a partir de técnicas de levantamento terrestres ou por geodésia espacial. 4436
Até a década de 60 esta era chamada de “geodésica clássica” e era feita baseada na medição de ângulos e distâncias com a orientação do norte geográfico. Os instrumentos mais usados eram teodolitos e tacômetros que hoje em dia estão equipados com distanciometros por infravermelho para medição de distâncias.
No inicio da década de 60 foi introduzida a medição eletrônica de distâncias (MED) quando os primeiros protótipos se tornaram suficientemente pequenos para serem manuseados em campo. A MED aumentou a precisão das redes e também tornou os levantamentos muito mais econômicos.
Quando se iniciou a utilização de satélites para uso da geodésia foi possível a determinação de redes globais.
Apesar destas técnicas espaciais as pequenas redes para cadastro e levantamentos topográficos são usadas principalmente para medições terrestres e depois são unidas as redes nacionais e globais.
Fig.1 (Medidor eletrônico de distâncias moderno)
SISTEMA GEODÉSICO DE REFERÊNCIA:
O sistema geodésico de referência se divide em rede altimétrica e rede planimétrica.
REDE PLANIMÉTRICA
A rede planimétrica está vinculada a um sistema geométrico. São estruturas de controle horizontal com pontos que materializam o referencial para o usuário a partir de redes de triangulação (poligonação), baseiam-se em medidas de direções, ângulos e distancias.
A propagação das coordenadas geodésicas desde o Datum (que significa origem), usando a superfície de referência elipsóidica é chamada de transporte de coordenadas.
Fig.2 (rede de pontos com coordenadas geodésicas conhecidas, estabelecidas a partir de um Datum, por sequência de triângulos estabelecidos predominantemente por medidas angulares)
A evolução do SGB brasileiro: