VF EUDES
Videogames e o Preconceito
Eduardo Feuer
20133165
1. Tema
O tema que irei abordar na pesquisa é o preconceito presente em uma das maiores mídias da modernidade, o videogame. Jogos eletrônicos se tornaram o principal meio de entretenimento no mundo moderno. Tornou-se um mercado que, hoje em dia, movimenta mais dinheiro do que a indústria de cinema, podendo chegar a 75 bilhões de dólares de faturamento anual, segundo ao site especializado IGN e ao Forbes, enquanto Hollywood não consegue lucrar nem a metade desse valor. Grandes jogos possuem roteiros que tão bem elaborados, que superam muito materiais já apresentados pelo cinema e pela televisão.
Se a indústria apresenta exemplares excelentes e números tão grandes de giro de capital, por que a mesma não possui um cargo de destaque perante as demais?
2. Limites
O principal limite utilizado será o foco na evolução dos jogos nas ultimas duas décadas. Exemplificarei os maiores jogos já criados pela indústria dos games, uma lista será elaborada mostrando o avanço da tecnologia, o avanço gráfico, o avanço na jogabilidade e movimentação dos personagens e por fim, o avanço de roteiro. Consequentemente, o grande sucesso financeiro que estes jogos trouxeram.
3. Questões
As questões apresentadas no projeto serão referentes ao crescente sucesso que a indústria do videogame conseguiu ao longo dos anos. Não apenas financeiramente, mas também estando presente cada vez mais dentro da casa das pessoas, quando deixou de ser um jogo para crianças e passou a ser jogado por pessoas das mais diferentes faixas etárias. E principalmente, o porquê de mesmo com todo esse sucesso, os jogos eletrônicos ainda serem alvo de tanto preconceito.
4. Hipóteses
Durante a dissertação da pesquisa, será abordada uma principal hipótese: O videogame sofre preconceito hoje em dia, devido ao seu passado. Na sua criação, os jogos eletrônicos tinham como público alvo crianças e adolescentes, dos 5 aos 15 anos