vetores
As grandezas como deslocamento, força e aceleração para serem bem definidas exigem um módulo, uma direção e um sentido por isso são chamadas de grandezas vetoriais e podem ser representadas por vetores que se definem como um segmento de reta orientado por uma seta conforme mostra a figura abaixo:
Na engenharia mecânica estaremos sempre fazendo cálculos que utilizam grandezas do tipo vetoriais e por isto é muito comum nos depararmos com a utilização de vetores na representação de tais grandezas, por isso a Física associada à Matemática desenvolveu métodos bem práticos de se fazer operações com estes vetores que passaremos a estuda-los daqui pra frente.
COMPOSIÇÃO DE VETORES
Ao analisarmos uma estrutura mecânica, constantemente verificamos que tal estrutura ou simplesmente algum membro da mesma estrutura estará sujeito a esforços derivados de uma ou mais forças atuantes. Para completarmos tal análise e até mesmo tirarmos uma conclusão qualquer, devemos nos valer de um esforço resultante que poderá ser representado por um vetor resultante. A composição de vetores nos possibilita a obtenção do vetor resultante através de métodos gráficos ou analíticos. A seguir analisaremos várias situações onde um ou mais vetores atuantes em um mesmo corpo podem ser substituídos por um único vetor resultante e calcularemos o valor desse vetor.
Exemplo 1; Para mover o corpo “A” sobre o plano “B” utilizam se F1, F2 e F3 como mostra a figura abaixo
O problema acima pode ser resolvido com o mesmo efeito se substituirmos os vetores F1, F2 e F3 por um vetor resultante cujas características são: Sentido – Os três vetores têm o mesmo sentido; horizontal para a direita, logo o vetor resultante será também horizontal para a direita. Direção = a direção de F1, F2 e F3 ( horizontal ). Módulo = F1 + F2 + F3 A figura acima representa a solução do exemplo 1 com a utilização do vetor resultante, que pode ser obtido pelos métodos:
Gráfico –