Vetores
Vetores
Vetor é uma entidade matemática inventada para representar grandezas q necessitam, além de um número, o conhecimento da direção e sentido para que sejam perfeitamente definidas. Para a representação geométrica das grandezas vetoriais criou-se um ente geométrico chamado vetor que é representado por um segmento de reta cujo comprimento seja proporcional à intensidade da grandeza representada, que tenha a mesma direção e mesmo sentido da grandeza.
Um vetor (geométrico) no plano R² é uma classe de objetos matemáticos (segmentos) com a mesma direção, mesmo sentido e mesmo módulo (intensidade).
1. A direção é a da reta que contém o segmento.
2. O sentido é dado pelo sentido do movimento.
3. O módulo é o comprimento do segmento.
Uma quarta característica de um vetor é formada por dois pares ordenados: o ponto onde ele começa (origem) e outro ponto onde ele termina (extremidade) e as coordenadas do vetor é dado pela diferença entre as coordenadas da extremidade e as coordenadas da origem.
Objetivo do Trabalho
Nosso objetivo é mostrar que podemos montar vetores utilizando todo e qualquer tipo de lugar a qualquer momento, pois são amplas as formas delas serem usadas em nosso cotidiano.
TRABALHANDO COM VETORES
No exemplo a seguir a dupla escolheu como exemplo a entrada de um prédio, onde poderá ser visto claramente o seu (ponto de origem), que será o corredor de entrada do prédio, na seqüência passaremos para a portaria do prédio, seus vetores mostrarão a subida das escadas até seu ponto onde ele termina (extremidade).
Foto 1-
Na primeira imagem representamos o ponto de origem situado no eixo X. Utilizamos escala métrica que chegará até a portaria ao final do corredor onde virará para a direita.
Foto 2-
Na imagem 2 estamos fazendo o deslocamento do eixo X para Y onde sairemos do corredor principal e entraremos pela porta do prédio.
Foto 3
Na