Vestuário de moda
Curitiba
2013
VESTUÁRIO DE MODA
Curitiba
2013
Vestuário de moda
No Brasil, a produção de vestuários está crescendo cada vez mais. Houve um potencial aumento na produtividade, aprimoramento na qualidade e aumento de competitividade no mercado. Com isso, gera mais empregos, o que possibilita novas formas de inclusão social, o que mostra a importância que a manufatura do vestuário de moda representa na atividade industrial no Brasil.
Os produtos de vestuários possuem uma ampla variedade de produtos finais e características diversas especificas para cada época do ano, pessoa, estilo e por isso possuem um ciclo de vida bastante curto devido à atualização constante no mundo da moda. Esse curto ciclo faz com que a produção de determinada peça seja em pequenos lotes, o que resulta em vários tipos de processos produtivos para a produção da peça.
As empresas de produtos possuem um período de grande demanda devido aos lançamentos de coleções, muitas vezes de lançamento de estações de ano (como inverno e verão), onde há um mix de roupas e acessórios que se completam e que faz com que o consumidor compre não só uma peça da coleção, mas sim todo o arsenal como boné, camisa e calça. Para isso, é necessário também que a empresa faça um planejamento de controle de produção, para não haver prejuízos.
Veja a seguir as estratégias mais convenientes para controle de produção, baseada na manufatura para tal segmento.
2. Referencial Teórico
As confecções brasileiras precisam ter ganhos de produtividade, redução de custos e melhor qualificação de mão-de-obra. Para isso, Horte et al (1987) apresenta a ideia de que o processo operacional em unidades produtivas é muito utilizado, tendo em vista a diversificação de produtos que influi no processo da empresa. Os produtos de moda estão em torno da sua