vestuario seculo xvi
Olá, bom dia a todos!
O trabalho que hoje vos vou apresentar fala sobre o vestuário do século XVI.
Nobreza
No século XVI, as mulheres da nobreza tinham, em geral, armários atulhados de magníficos vestidos, muitos deles bordados a ouro e pedras preciosas.
Usavam uma camisa e bragas ou uma fraldinha (saia interior), brial (vestido de mulheres nobres), um vestido longo com mangas largas e, por cima, uma touca com um lenço ou um véu que cobria o queixo.
Os homens da nobreza também se vestiam luxuosamente pois a riqueza dos trajes era uma das formas utilizadas pelos monarcas para cultivarem a obediência dos seus súbditos.
Vestiam uma túnica e as bragas (roupa interior), calças muito coladas á perna e/ou calções (calças curtas, estreitas ou em balão) ou uma túnica com um cinturão, um jubão (peça que cobre o tronco apertada na cintura por cordões) e uma capa comprida ou curta.
Clero
O Clero vestia vestidos escuros e compridos de lã (hábitos), com capas igualmente escuras e compridas.
Alguns andavam descalços, outros calçados com sapatos de couro e possuíam terços e adereços da sua religião. O Clero mais rico possuía vestuário rico de acordo com a sua condição.
Povo
Esta classe social vestia-se com trajes práticos, já que a sua função, na maioria, era o trabalho pesado e o comércio.
Na atualidade…
Hoje em dia tanto o homem como a mulher, em geral, vestem roupas formais para grandes eventos e ocasiões, e roupas informais para o dia-a-dia.