Vertentes naturais
Sabendo que a madeira é constituída essencialmente por rochas vulcânicas (basalto) quando há ocorrência de precipitação, esta não vai infiltrar. Como não infiltra o solo, a água da chuva intensa vai provocar deslizamento de terra
Medidas de prevenção:
Os movimentos em massa ocorridos ao longo de uma vertente podem ser responsáveis por prejuízos materiais significativos e, inclusive, perda de vidas humanas o que já se verificou em alguns episódios que ocorreram na Madeira. Deste modo, devem ser adotadas medidas para minimizar, ou mesmo anular, o risco geológico. De entre as muitas medidas que se podem adoptar destacam-se as seguintes:
1. Estudo das características geológicas e geomorfológicas de um local, para avaliação do seu potencial risco para a ocorrência de um movimento em massa.
2. Elaboração de cartas de ordenamento do território, com a definição das áreas onde possam ser exercidas as diferentes actividades humanas (zonas habitacionais, zonas agrícolas, zonas ecológicas, vias de comunicação, etc.).
3. Elaboração de cartas de risco geológico, onde se evidenciem as áreas com diferentes graus de probabilidade de ocorrência de movimentos em massa.
Se a probabilidade de ocorrência de um movimento em massa for considerada elevada, simplesmente não deve ser autorizada, para aquele local, qualquer tipo de construção. Trata-se de um local de risco geológico elevado. Noutros locais, de menor risco geológico, poderão ser autorizadas actividades humanas, mas, mesmo assim, devem ser acompanhadas de um projecto de engenharia que permita diminuir a probabilidade de ocorrência de um movimento de massa.
4. Remoção ou contenção (pregagens, muros de suporte ou outras) dos materiais geológicos