JLNHHJIJ
1381 palavras
6 páginas
ESTADO GEOLÓGICO DO LOCAL A morfologia da Ilha da Madeira foi influenciada pelas estruturas vulcânicas que a originaram, pela natureza das suas rochas (litologia), bem como pelas variações do nível do mar.
A ilha carateriza-se por ter um relevo rigoroso, vales muito encaixados, ribeiras ladeadas por enormes escarpas sendo na maioria perpendiculares à linha de costa. Em geral, têm regime torrencial durante o inverno e secam no verão.
Este tipo de relevo deve-se, por um lado, à morfologia primária da ilha e à juventude do seu relevo e, por outro, à presença de litologias muito particulares que correspondem a alternâncias, em espessuras variáveis, de materiais com competências muito diferentes – basaltos maciços, muito resistentes e rochas piroclásticas (tufos, brechas, cinzas, etc.) extremamente friáveis (que se fragmentam facilmente). A atividade vulcânica submarina que formou as ilhas do Arquipélago da Madeira, atualmente adormecida, criou-lhes um relevo único e peculiar. Em milhões de anos, estas ilhas do Atlântico Norte contaram com agentes da natureza que as modificaram até à atualidade. De entre esses agentes, a acção da água das chuvas e do mar, foram preponderantes no moldar o relevo das ilhas, que quimicamente e mecanicamente desgastaram as diferentes rochas vulcânicas.
A estrutura geológica e a geomorfologia da ilha da Madeira encontram-se marcadas por numerosas evidências de movimentos de massa de dimensão variada. Os mais volumosos destes eventos são anteriores ao povoamento, encontrando-se expressos no registo geológico. Outros ocorreram no período histórico em locais variados da Ilha da Madeira, mas predominantemente na vertente setentrional(norte) da ilha.
INÍCIO DA OCUPAÇãO ANTRóPICA A ilha da Madeira era inabitada até à chegada dos colonos portugueses no século XV. Nos dias de hoje a ilha conta com aproximadamente 300 mil habitantes, e como é de prever, houve uma influência a nível geológico como consequência a este fenómeno