Estudo TCC
Objetivo Geral
Este estudo tem por objetivo investigar como os hábitos contemporâneos da nossa cultura se relacionam com o aumento da obesidade, em especial a obesidade infantil. Buscaremos também apontar os aspectos psicológicos envolvidos nesse fenômeno.
Objetivo específico
Tendo em vista que o fenômeno da obesidade é encontrado em toda a sociedade, sem distinção de classe social e econômica, a pesquisa será através de uma entrevista semiestruturada com pais e responsáveis, professores e funcionários de escolas, a fim de levantar as informações sobre os hábitos crianças obesas ou não, e como é a interação com seus pares no ambiente escolar, buscando investigar se há algum tipo de preconceito e/ou discriminação por parte deles.
PROBLEMATIZAÇÃO
Será que os educadores estão capacitados para conseguir incluir as crianças que não se enquadram dentro do padrão estetico atual? Será que o bullyng feito pelas crianças não vem da educação vinda de casa, da sociedade em geral, que tende a discriminar as minorias fragilizadas? A forma como os pais educam os filhos, dando como recompensa um lanche especial, sem se preocupar com a saude dos filhoss (cada vez mais há mais pessoas obesas)?
SOBRE OS AUTORES
O Estudo foi realizado um levantamento bibliográfico nas bases de dados PePSIC, BVS-Psicologia, Scielo e bibliotecas digitais de teses. Dentre os vários autores consultados, destacamos Luiz et al (2005), Motta, Gomes e Moraes (2012), Machado (2005), Fernandes, Penha e Braga (2012) e Vygotsky (1998).
SEGUNDO OS AUTORES DESTACADOS os valores do IMC obtidos no intervalo entre o percentil 85 e o percentil 97