TCC ESTUDO DE CASO
Aluna: Mariane Mai Antunes
Fase: 5ª
Data:01/04/2015
Professora: Gabriela Fonseca e Gisele Vieira
Disciplina: Desenvolvimento de Projeto de Interiores
ESTUDOS DE CASO
ESTUDO DE CASO 1:
Analisando essa sala de banho e SPA percebemos que os princípios compositivos que mais estão em evidência no ambiente são o ritmo, harmonia e simetria. Podemos notar a presença do ritmo nas réguas de madeira no teto e também na disposição dos pufs pelo deck. A harmonia é notada pelas cores, tons de marrom e amarelo causam a sensação aconchego e conforto, que vem ao encontro dos tons mais neutros como o cinza do cimento queimado utilizado no chão. Já a simetria vemos nas colunas, na forma como os vasos e esculturas do ambiente foram colocados, a distribuição igual dos pesos faz com que o ambiente fique simétrico e harmônico.
Existem dois tipos de iluminação que predominam nesse espaço, a iluminação de efeito e a de destaque. A iluminação de destaque está presente em alguns móveis ou lugares específicos, como por exemplo na poltrona em madeira ao lado do deck. Já a iluminação de efeito é notada na parede ao fundo, a forma como foi projetada no ambiente traz a sensação de movimento e é um efeito visual interessante que faz lembrar um pôr-do-sol.
A natureza está muito presente na sala de banho e SPA da arquiteta Kamylle Perotto, tanto nos materiais utilizados quanto nas cores e até mesmo na iluminação. Como elementos da natureza podemos falar da madeira, que está muito presente no projeto, traz a sensação de aconchego e torna o ambiente mais intimista e conservador, outro elemento presente é a água, o som da água na banheira desacelera os batimentos cardíacos causando relaxamento aos visitantes do espaço. Os vasos com plantas também remetem diretamente a natureza, fazem com que a pessoa se sinta ao ar livre, tudo para uma sensação maior de descanso e relaxamento.
Quanto ao público alvo desse projeto podemos dizer que são jovens e adultos, de