Risco de Vertentes
È a probabilidade de ocorrência de um fenómeno potencialmente destruidor, num determinado período de tempo e numa determinada área. Vulnerabilidade, é o grau de perda de um dado elemento ou conjunto de elementos em risco (populações, propriedades, actividades económicas) em resultado da ocorrência de um fenómeno natural de determinada magnitude.
Risco Total- É o nr de mortos e feridos expectáveis e prejuízos materiais directos e indirectos a um fenómeno natural particular.
3. Indique os tipos de factores envolvidos na preparação e ocorrência de movimentos de vertente.
Os factores desencadeantes de movimentos de vertente são: - Variações na posição dos níveis freáticos; - Acelerações locais (sismos); -Precipitação; -Fusão da neve e gelo: - Erupções
Vulcânicas; - Acções Antrópicas (escavações, rotura de canalizações ou transbordo de condutas, vibração de máquinas ou meios de transporte)
Factores desencadeantes naturais, responsáveis pela redução da resistência ao corte, são as causas imediatas da instabilidade.: meteorização física e química das rochas, embebimento ou saturação em água ou que reduz a pressão intergranular efectiva.
Factores
responsáveis pelo aumento da tensão tangencial: Levantamento ou basculamento tectónico, remoção do suporte lateral
(que pode ser natural por exemplo. erosão fluvial marinha ou glaciar ou artificial escavações), aumento da carga (natural – infiltração das águas das chuvas, actividade vulcânica, crescimento de vegetação), artificiais (construções de aterros), tensões transitórias (naturais – sismos e artificias explosões tráfego rodoviário etc.
Factores condicionantes dos movimentos de vertentes: condicionam o grau de instabilidade potencial da vertente. Determinam a variação espacial do grau de susceptibilidade do território a instabilidade.Exemplos: litologias, estrutura geológica, morfologia e morfometria das vertentes,