Instabilidade de vertentes naturais
II – Causas da instabilização das vertentes 7
a – Eventos desencadeadores da instabilidadde 7
b – Factores que afectam a estabilidade 9
- Gravidade 10
- Água 16
( A água como força de resistência ao movimento das vertentes 16 ( A água como força motriz dos movimentos nas vertentes 17 - Características geológicas dos terrenos 20 1 – Litologia 20 2 – Características estruturais das rochas 21 3 – Topografia 23 c – Erosão 24
III – Vertentes costeiras 27
IV – Formas de instabilização 29 - Movimentos de fluxo 30 - Movimentos de deslize 40 - Movimentos por quedas 43
V – Prevenção e mitigação da instabilidade das vertentes 45 a – Prevenção 45 b – Mitigação 46
Conclusão 50
Não seria correcto começar o desenvolvimento deste trabalho sobre a instabilidade de vertentes naturais e escavações sem antes fazer uma breve definição dos termos vertentes e escavações.
Entende-se geralmente por vertente qualquer área da superfície terrestre inclinada em relação à horizontal. É habitual considerar por vertentes naturais aquelas que se encontram em processo de evolução geomorfológica normal, não resultando portanto da actividade do Homem. Dentro deste grupo, temos como exemplos as encostas junto ao mar (figura 1), as vertentes das montanhas, etc. Além destas vertentes naturais, temos também as vertentes resultantes da escavação de maciços naturais pelo Homem - vertentes de escavações. Temos, como exemplos de vertentes de escavações, os taludes que resultam do traçado de estradas, explorações de minas e pedreiras de céu aberto, etc. (figura 2).