Relatorio De Geologia
A análise de situações-problema no âmbito da disciplina é importante na medida em que nos faz perceber melhor as causas e as consequências dos acontecimentos meteorológicos, dos problemas de ordenamento e da ocupação antrópica.
Neste trabalho temos como situação-problema as consequências de um temporal na ilha da Madeira. Este acontecimento provocou a subida do nível das águas fluviais e consequentemente, cheias e derrocadas ao longo das encostas da ilha, em especial na parte sul.
Vamos responder a perguntas como:
O que será que está na origem destes movimentos em massa?
Em que parte é que a água contribui para o movimento em massa?
Fundamentos teóricos
Zonas de vertente
As zonas de vertente são uma das formas básicas de relevo, sendo locais de elevada instabilidade geomorfológica, implicam que os materiais geológicos situados nas zonas superiores tendam a ser mobilizados para zonas inferiores, com consequências por vezes graves, em termos de perda de vidas ou de danos no edifício.
Na construção de vias de comunicação criam-se declives artificiais (taludes) que, sendo zonas de elevada instabilidade geomorfológica, a sua contenção e a estabilização são particularmente importantes.
Devido ao acentuado declive que muitas destas zonas apresentam, são locais onde a erosão é muito acentuada. O movimento nessas zonas pode ocorrer sob a forma de movimentos de materiais soltos ou sob a forma de movimentos em massa. No primeiro caso, verifica-se a movimentação desse material solto, com tamanho muito variável (de milímetros a metros cúbicos), pela vertente por ação direta da gravidade (quedas de blocos) ou arrastado, geralmente, por água. Os movimentos de massa consistem em deslocamentos, em zonas vertentes, de grandes volumes de materiais, de solo ou de substrato rochoso, devido à ação da gravidade.
A instabilidade geomorfológica tem-se manifestado por diversos tipos de movimentos em massa em diferentes áreas do território nacional, tendo sido