Relatório Geologia
DEPARTAMENTO DE GEOCIÊNCIAS
DISCIPLINA: GCN 5319
PROFESSOR: Michel Silva Costa
RELATÓRIO DE SAÍDA DE CAMPO
Florianópolis, 4 de dezembro de 2013
Localização
No dia 23 de novembro de 2013 foi realizada uma saída de campo para a disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia Sanitária e Ambiental. O objetivo geral do saída foi observar as rochas e outros elementos estudados na disciplina, indentificando suas propriedades e processos de formação.
Ao todo foram visitados três locais diferentes. O primeiro foi em Tijucas, em um sítio de mineração, o segundo foi na mesma cidade, porém em um estuário (encontro do rio com o mar); por fim, o terceiro ponto foi no município de Major Gercino, em uma
PCH. Para relaxar, visitamos também uma cachoeira no mesmo município.
Os locais visitados estão marcados nas figuras 1 e 2.
Figura 1 - locais visitados
Figuras 2 e 3 – Localização dos pontos, sendo os pontos 1 e 2 em Depósitos
Quaternários e o ponto 3 na Formação Rio Bonito.
Ponto 1
O primeiro ponto que foi observado fica nas coordenadas geográficas 0734679 e
6979622 e a 23m de altura em relação ao nível do mar. O ponto fica localizado ao lado da BR101, no município de Tijucas.
No local era possivel ver várias formações geologicas diferentes, além da presença de rochas fraturadas que apresentavam aparente instabilidade. O local é um sítio de mineração, visto que haviam cortes bem definidos nas rochas. As camadas das rochas estavam em planos inclinados, com um ângulo de mergulho de aproximadamente 40º. Além disso, as juntas e fraturas possuíam angulação parecida, o que dava instabilidade ao local, pois essa formação com grande inclinação e com juntas e fraturas semelhantes favorece o deslizamento de uma camada sobre a outra.
A formação rochosa fraturada é de provável formação no pós periodo colisional, ou seja, sedimentar e por isso não apresenta orientação bem definida. Havia algumas
rochas