Vertebrados
Os vertebrados constituem um subfilo de animais cordados, compreendendo os ágnatos, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Caracterizam-se pela presença de coluna vertebral segmentada e de crânio que lhes protege o cérebro.
Outras características adicionais são a presença de um sistema muscular geralmente simétrico (a simetria bilateral é também uma característica dos vertebrados) e de um sistema nervoso central, formado pelo cérebro e pela medula espinal localizados dentro da parte central do esqueleto (crânio e coluna vertebral).
Aves Elas são cobertas de penas. Possuem patas e asas.
Respiração: Pulmões compactos presos às costelas e ligados a sacos aéreos.
Circulação: Fechada. Com sistema porta hepático e sistema porta renal reduzido.
Reprodução: Seres geralmente com dimorfismo sexual. Postura de ovos com casca calcária e necessidade de incubação. Cuidado parental com os filhotes, na maioria dos casos.
A Fecundação é interna e Cruzada. Possui segmentação meroblástica.
Características do Corpo: Coberto com penas.
Dois pares de Extremidades Anterior transformado em asas e posterior com pernas e pés, com 4 dedos, geralmente.
O Esqueleto é Delicado, Forte e ossificado com ossos fundidos e aerados. Crânio com côndilo occipital. Pelve fundida a numerosas vértebras. Esterno grande geralmente com quilha mediana e com poucas vértebras caudais.
Mamíferos
Sua pele é coberta de pelos. A fêmea alimenta os filhotes com o leite de suas mamas. Respiração: Os mamíferos possuem respiração exclusivamente pulmonar. O sistema respiratório deles é formado pelos pulmões e pelas vias respiratórias (fossas nasais, faringe, laringe, traqueia e brônquios). Os movimentos de entrada do ar (inspiração) e saída (expiração) são controlados por um músculo que separa o tórax do abdômen: o diafragma.
Circulação: O sistema circulatório dos mamíferos é formado pelo coração e vasos