Análise peru de natal de mario de andrade
O texto tem sua estruturação própria a partir de elementos sociais retirados da sociedade. Não se trata de um texto reflexo do social, pois, quando entramos na leitura do texto, estamos entrando no mundo do texto, com sua vida própria. Segundo Cândido, o texto é uma representação especial da realidade exterior; ou seja, quando os traços retirados da sociedade são introduzidos no texto, pertencem ao sistema específico desse texto.
Neste caso, deparei-me com um texto que tem como objeto central a relação do filho e de seu pai falecido recentemente; e, em torno deles, estão os personagens, o contexto e as manifestações simbólicas fundamentais para o esclarecimento e entendimento da temática.
Em relação aos fatores externos, constatei alguns elementos retirados do social, porém, não encontrei um significado comparativo do texto com algum acontecimento ou fenômeno extra-literário, mesmo assim, creio – utilizando em parte a idéia de Goldmann - que a tensão entre o inventivo, referente ao autor, e as imposições sociais do contexto prevalecem na criação do conto, não como reflexo determinista, mas sim através de estruturas mentais compatíveis com a época – razão para a temática. Assunto que aprofundarei no