Vertebrados
Rodeio, 2013
Sumário
1.Introdução 3
2.Desenvolvimento 4
2.1 Peixes 4
2.2 Anfíbios 6
2.3 Répteis 7
2.4 Aves 8
2.5 Mamíferos 9
3.Conclusão 11
1.Introdução
Os animais vertebrados são aquelas que possuem um endoesqueleto ósseo ou de cartilagem, ou seja, aqueles que tem uma sustentação para seu corpo.
Neste trabalho foi tratado sobre as cincon classes que este reino possui, peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos.
Cada um deles possui características, nutrição, respiração, circulação, reprodução, desnvolvimento e eleminação de restos diferentes mas um algo em comum, as vertebras.
2. Desenvolvimento
2.1 Peixes
Ágnatos
São representados principalmente pelas lampreias que vivem tanto no mar quando em água doce.
Possuem uma boca circular sugadora. Na lampreia a boca funciona como uma ventosa, que o animas usa para se fixar no corpo de outros peixes, assim perfurando a pele com a língua e com os dentes e sundo o sangue e outros do tecidos hospedeiros.
Diferente dos outros peixes, este grupo não possui escama e nem pares de nadadeiras, as nadadeiras ímpares são pouco desenvolvidas.
O intestino apresenta dobras formando uma válvula espiral que aumenta a superfície de contato com o alimento e termina no ânus.
A respiração é branquial. Nas lampreias as fendas farígeas são em número de sete. A água entra pela boca e sai pelas fendas.
A circulação é simples, em um circuito inteiro, o sangue passa apenas uma vez pelo coração e completa, o sangue pobre em oxigênio não se mistura com o rico em oxigênio.
O sistema urinário dos peixes é formado por um par de rins que filtram o sangue retirando dele as escretas, e de tubos que levam o produto de excreção para a cloaca ou para um poro excretor próximo ao ânus.
A maioria das espécies marinhas de lampreias sobe os rios na época da reprodução. A fecundação é externa. A fêmea lança os óvulos em buracos