Vermes
O Firewire (também conhecido como i.Link, IEEE 1394 ou High Performance Serial Bus/HPSB) é uma interface serial para computadores pessoais e aparelhos digitais de áudio e vídeo que oferece comunicações de alta velocidade e serviços de dados em tempo real. O Firewire pode ser considerado uma tecnologia sucessora da quase obsoleta interface paralela SCSI.
História
Segundo Michael Johas Teener, Director e Editor original do documento padrão IEEE 1394 e Director Técnico da Equipa Apple de Firewire entre 1990 e 1996:
"O nome original do projecto Firewire era Chefcat, o nome da minha chávena de café preferida. As conexões padrão usadas no Firewire são familiarizadas com as conexões do venerável Nintendo Gameboy. Apesar de não serem especialmente glamorosas, as conexões do Gameboy provaram ser de confiança, sólidas, fáceis de usar e imunes aos assaltos de crianças.
"O Firewire é uma marca da Apple Computer, Inc. tendo sido registrada em 1993. O nome Firewire foi escolhido por um grupo de engenheiros durante uma conversa antes da Comdex 1993, momentos antes do projecto se tornar público. IBM, Apple, Texas Instruments, Maxtor, Western Digital e Seagate estavam todas presentes a apresentar drives, sistemas e toda uma série de tecnologia com suporte para FireWire. As forças de marketing por trás do projecto FireWire originalmente tinham considerado um nome diferente: Per forma.
"O Firewire ganhou o prêmio para a 'nova tecnologia mais importante' atribuído pela revista Byte no show Comdex de 1993.
"Durante o período em que participou no grupo de trabalho IEEE p1394, a Apple propôs o licenciamento de todas as suas patentes por US$ 3,000.00, uma taxa única para a 'autorização de uso' (point of first use) ou, em alternativa, para os circuitos integrados que implementavam os protocolos. Além disso, propunha-se um desconto se fosse feita uma contribuição para o fundo de bolsas de estudo universitárias do IEEE.
Ao abrigo desse acordo, o IEEE