vermes
Esquistossomose:
*Verme causador da doença: Esquistossoma
*Nome científico do verme: Schistosoma Mansoni
*Filo a que pertence o verme: Filo dos Platelmintos
*Forma de contaminação da doença:
Os ovos eliminados pela urina e fezes dos homens contaminados evoluem para larvas na água, estas se alojam e desenvolvem em caramujos. Estes últimos liberam a larva adulta, que ao permanecer na água contaminam o homem. No sistema nervoso humano os parasitas se desenvolvem até atingir de 1 a 2 cm de comprimento, se reproduzem e eliminam ovos. O desenvolvimento do parasita no homem leva aproximadamente 6 semanas( período de incubação), quando atinge a forma adulta e reprodutora já no seu habitat final, o sistema nervoso. A liberação de ovos pelo homem pode permanecer por muitos anos.
*Sintomas da doença:
Os sintomas mais comuns da esquistossomose são: diarreia, febres, cólicas, dores de cabeça, náuseas, tonturas, sonolência, emagrecimento, endurecimento e o aumento de volume do fígado e hemorragias que causam vômitos e fezes endurecidos.
*Tratamento da doença: Essa infecção é geralmente tratada com a droga praziquantel. Se a infecção for grave ou envolver o cérebro, podem ser administrados corticosteroides.
*Profilaxia (prevenção): .Evite nadar ou banhar-se em água contaminada ou potencialmente contaminada. .Saneamento básico. .Combate aos caramujos. .O uso de roupas adequadas ao entrar em contato com água suspeita de estar infectada.
Teníase:
*Verme causador da doença: Tênia (solitária)
*Nome científico do verme: Taenia solium e Taenia saginata.
*Filo a que pertence o verme: Filo dos Platelmintos
*Forma de contaminação da doença: No ciclo da teníase, o ser humano é o hospedeiro definitivo e suínos e bovinos são considerados hospedeiros intermediários. No hospedeiro definitivo, o animal adulto fica fixado às paredes intestinais e se autofecunda. Cada proglótide fecundada, sendo eliminada pelas