VERMEER E A REPRESENTAÇÃO DA LUZ NA PINTURA
VERMEER AND REPRESENTATION OF LIGHT IN PAINT
Amanda Bassanelli
Lucineide Ratix
Rosane Candido
Solange Cruz
Faculdade Paulista de Artes
Resumo
Este trabalho tem como base a leitura sobre a técnica e o estilo das obras do pintor holandês Johannes Vermeer e sua relação com a representação da luz, também sua composição e seus elementos.
Palavras-chave: Vermeer; Barroco; Século de Ouro Holandês.
Abstract This work is based in the reading of the technique and style of the works of the Dutch painter Johannes Vermeer and his relationship with the representation of light, also its composition and elements.
Keywords: Vermeer; Baroque; Dutch Golden Age.
Pouco se sabe sobre a vida do pintor calvinista de Delft que se casou com uma moça católica, membro de uma importante família burguesa, com quem viria a ter quinze filhos os quais sustentar com a venda de seus quadros seria extremamente difícil, já que o artista conseguia produzir em média apenas duas telas por ano, o que se leva imaginar sua Rigorosidade quanto sua técnica. Vermeer parecia sempre buscar a perfeição em seus quadros e o tratamento dado à luz em suas composições é o que mais chama atenção. Enquanto a luminosidade em pinturas barrocas de outros lugares da Europa, como Itália e Espanha, eram mais contrastantes com partes escuras da cena causando maior dramaticidade à obra, o estilo barroco de Vermeer compõe uma luz que convida a apreciar uma cena do cotidiano que aparenta estar “congelada” no tempo com uma luz sutil e mais próxima do real, levando o espectador a vivenciar o momento retratado que assemelhava-se à uma fotografia devido a precisão de detalhes. A editora Abril Cultural (1967) observou sua técnica e o efeito que ela proporcionava.
É na modulação da cor em plena claridade, por nuanças de tom sobre tom, que a imagem ganha vida e alma. Ele concebe suas composições em função da luz, projetada explosivamente sobre as partes essenciais e