Barrocos A leiteira
Cores,linhas e formas:
A cena é silenciosamente iluminada. A luz chega pela janela e banha todo o ambiente, estendendo um brilho ao conjunto. O tratamento de luz e sombra também revela a grande perícia de Vermeer a luz que cai sobre a leiteira destaca os seus antebraços pálidos e dirige o olhar do leitor para o leite que escorre.A mesa, os pães, os objetos em cerâmica e a mulher compõem um conjunto harmonico, nas cores e nas formas. A realidade está pintada de maneira veemente, dando um aspecto real à composição. As cores predominantes na roupa e nos panos são o amarelo e o azul, complementares, cuja combinação foi muita usada pelo artista.
As linhas da pintura são nítidas e destacam-se claramente,não existem marcas de pincel,uma vez que o pintor utiliza empastes densos de tinta espessa e granulosa e também a técnica do pontilhado(pequenos pontos de cor)
Análise de conteúdo:
Nesta obra Vermeer retrata um instante do quotidiano de trabalho de uma empregada de cozinha,a Leiteira está absorta na sua tarefa. A intimidade da rotina é revelada pela tranquilidade com que a ação acontece. A mulher é uma figura serena, segurando delicadamente uma jarra com leite. Ela encontra-se no seu mundo, num interior quase nu, com a presença de alguns objectos, simples.
No canto inferior da parede estão representados um escalda-pés e azulejos, um deles mostra Cupido, deus do amor.De acordo com o historiador de arte Harry Rand, a pintura sugere que a mulher está a fazer pudim de pão, o que explicaria o leite e os pedaços de pão sobre a mesa. A mesa, os pães, os objetos em cerâmica e a mulher compõem um conjunto harmonico, nas cores e nas formas.
Análise do significado:
A Leiteira (1657-58)é uma das mais importantes obras do pintor holandês Johannes Vermeer que nasceu em Delft, cidade famosa pela sua cerâmica. A obra encontra-se no Rijksmuseum em Amsterdão,Vermeer costumava retratar personagens femininos da sociedade