Estética da Iluminação
Trabalho de Iluminação
A Estética da Iluminação
Rafael Dourado Garcia 3º R
Porto
2008
Academia Contemporânea do Espectáculo
Trabalho de Iluminação
A Estética da Iluminação
Pesquisa Completa:
Adolphe Appia
Notas Biográficas:
Edward Gordon Craig
Max Reinhard
Robert Wilson
Bertolt Brecht
Reflexão entre Pintura e a Iluminação cénica do séc. XX
Trabalho de aproveitamento da disciplina de Iluminação, do curso de Realização Técnica da Academia Contemporânea Do Espectáculo, sob a orientação do professor José Carlos Gomes.
Rafael Dourado Garcia 3º R
2008
Página de Aceitação
Assin.
Índice
1. Introdução
Neste trabalho, da disciplina de Iluminação, do curso de Realização Técnica da Academia Contemporânea do Espectáculo, tento explicar de maneira resumida, clara e coesa (ao menos na teoria) a Função Estética da Luz.
Para o mesmo, abordei determinados temas individualmente, para depois, com a junção dessas explicações, tentar encontrar uma “verdade absoluta” (isso de acordo com uma abordagem epistemológica abordando uma atitude filosófica perspectiva). Mas antes de abordar os assuntos tratados, vale a pena destacar, como numa espécie de memória descritiva do processo de elaboração do trabalho, quais foram os percalços (ou não) desse dossier.
Esse trabalho foi assistido pelo professor José Carlos Gomes, que num âmbito claro de através desse trabalho, nos mostrar a importância que a iluminação cénica (independentemente da abordagem que ela tem, seja ela iluminar, ou dar “vida” aos objectos e espaço) no teatro. Para isso, foi nos dada uma lista de encenadores, directores, actores, bailarinos entre outros, para que a partir da pesquisa de cada um deles, pudéssemos começar a entender a evolução que a