A arquitetura e os programas habitacionais populares
RAFAEL TEIXEIRA LISBANHO
HEKTOR DE PAULA OLIVER
TIAGO VITAL FERREIRA
TALLYS GEOWAN FERREIRA PAES
ARTIGO CIENTÍFICO
Trabalho Metodologia do artigo apresentado ao Curso Arquitetura e Urbanismo da Faculdade Pitágoras de Ipatinga, como requisito para avaliação oficial da disciplina.
Profa. Rosangela Maria Saygli
FACULDADE PITÁGORAS DE IPATINGA
JUNHO DE 2015
A ARQUITETURA E OS PROJETOS HABITACIONAIS POPULARES
Hektor De Paula
Rafael Teixeira Lisbanho
Renan Patrick Vaz de Abreu Tallys Geowan
Tiago Vital Ferreira 1
Rosângela Maria Saygli2
RESUMO
A pesquisa estudou os programas habitacionais populares, buscando a essência arquitetônica nos projetos, focando nos apartamentos populares, pois são projetos fixos que fazem com que os moradores fiquem presos a forma original dos apartamentos. Os objetivos eram de conhecer as edificações, visualizar suas problemáticas, ver a realidade e buscar a opinião dos moradores. Foi realizada uma pesquisa de campo para conhecer a estrutura e os requisitos básicos de uma residência, através desta pesquisa, conclui-se que as edificações são antiarquitetônicas pois não atendem as famílias em sua individualidade, esses programas contribuem para a diminuição do déficit habitacional, porém sem atender as reais famílias de baixa renda.
Palavras-chave: Projetos habitacionais populares, visão arquitetônica, conjunto habitacional, espaço.
1 INTRODUÇÃO
Os projetos habitacionais populares às vezes não conversam com a arquitetura quando falando das estruturas aplicadas, pensando nos condomínios essa problemática é ainda mais contundente. Os apartamentos populares aprisionam seus moradores tirando-lhes qualquer oportunidade de intervenções vista por sua verticalidade e geralmente pelos meios de construção que não oferecem essa possibilidade. Os objetivos eram conhecer as edificações, os projetos habitacionais populares, verificar suas problemáticas e confrontar com os padrões