verificações intermediárias
Este procedimento tem por objetivo estabelecer sistemáticas para realizar as verificações intermediárias dos padrões utilizados no laboratório.
2. APLICAÇÃO
Aplica-se ao sistema de gestão do laboratório de Metrologia SENAI - Londrina.
3. DOCUMENTOS DE REFERÊNCIA
ABNT NBR ISO/IEC 17025
VIM – Conceitos Fundamentais e Gerais e Termos Associados
4. TERMOS E DEFINIÇÕES
4.1. Verificação: Atividade experimental, com características de uma calibração simplificada, que visa fornecer evidências sobre a manutenção ou não da conformidade do instrumento, sistema ou processo de medição. Seu objetivo é a manutenção da confiança no resultado da calibração, até que nova calibração seja efetuada.
NOTAS: (1) O item pode ser, por exemplo, um processo, um procedimento de medição, um material, um composto ou um sistema de medição. (2) Em química, a verificação da identidade duma entidade, ou duma atividade, necessita duma descrição da estrutura ou das propriedades daquela entidade ou atividade.
5. RESPONSABILIDADES E AUTORIDADES
ATIVIDADES
RESPONSÁVEIS
Realizar as verificações intermediárias dos padrões e materiais de referência.
Técnico Metrologista.
Definição do critério de aceitação da verificação, análise crítica e implementação das ações dela decorrentes.
Gerente Técnico.
6. DESCRIÇÃO
6.1 Verificações intermediárias dos padrões
Os padrões de trabalho em uso no laboratório são submetidos a verificações intermediárias, quando aplicável. A metodologia para verificação, pontos a verificar e periodicidade são definidos conforme registro Cronograma de Verificações Intermediárias dos Padrões (FRML-53).
A determinação do intervalo entre verificações intermediárias será definida conforme segue:
da existência de recomendação do fabricante do instrumento; de recomendação específica nos documentos orientativos do Inmetro; a estimativa do grau ou da severidade das condições de utilização; das exigências