Verificação da Qualidade e do Desempenho de Fundações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE
CENTRO DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL
CIV0427 – FUNDAÇÕES
Notas de Aula
Verificação da Qualidade e do Desempenho de Fundações
Prof. Yuri Costa
PROVA DE CARGA ESTÁTICA EM ESTACA
A prova de carga estática em estaca é um ensaio in situ utilizado para a determinação do comportamento carga-recalque do sistema solo-estaca. Através de uma prova de carga, é possível avaliar a capacidade de carga do sistema estacasolo. A prova de carga pode ser executada previamente ao estaqueamento, no início da obra, como auxílio na fase de projeto, ou pode ser feita a posteriori, para comprovação da capacidade de carga teórica.
1. Procedimento
A prova de carga estática em estaca consiste na aplicação de cargas no topo da estaca em estágios sucessivos e iguais, com leituras de recalques. É realizada até atingir a ruptura ou carga máxima de ensaio, prosseguindo-se ao descarregamento.
Se no ensaio atinge-se um recalque que seja considerado muito elevado antes da carga máxima prevista, pode-se interromper o carregamento e efetuar o descarregamento. O carregamento é feito com um cilindro hidráulico (macaco), reagindo contra um sistema de reação, que pode ser composto por cargueira, tirantes, ou vigas trabalhando à tração, sendo este último tipo o mais comum utilizado na prática (Figura 1).
2
Bloco
Estaca
Figura 1. Esquema de uma prova de carga estática em estaca utilizando viga de reação. No caso da viga de reação, esta pode ser fixada em duas ou mais estacas de reação, a depender da carga máxima que se pretende atingir no ensaio.
No topo da estaca que será testada, deve-se construir um bloco de coroamento para receber a carga aplicada pelo macaco hidráulico.
O macaco é acionado por uma bomba manual ou elétrica, que movimenta o êmbolo do macaco, aplicando a carga desejada. O macaco reage contra a viga de reação, provocando o recalque da estaca. O recalque provoca o alívio