Palestra Urbano
PROVAS DE CARGA ESTÁTICA E ENSAIOS DE CARREGAMENTO DINÂMICO
Urbano Rodriguez Alonso
Engenheiro Consultor
1 - INTRODUÇÃO
As fundações, como qualquer outra parte de uma estrutura, devem ser projetadas e executadas para garantir, sob a ação das cargas em serviço, as condições mínimas de segurança, funcionalidade e durabilidade (Figura 1).
Figura 1: Condições mínimas a serem atendidas por uma fundação
A primeira condição impõe que todos os elementos da estrutura devam atender aos coeficientes de segurança (contra a ruptura) fixados pelas Normas Técnicas. A segunda condição deve ser atendida para que os deslocamentos e as deformações sejam compatíveis com o tipo e a finalidade a que se destina a estrutura e a terceira diz respeito aos materiais a serem empregados que deverão apresentar vida útil, no mínimo igual ao que se propõe a obra.
A maneira como são atendidas as três condições acima irá refletir-se no desempenho da estrutura. 2 – GARANTIA DA QUALIDADE
Define-se garantia da qualidade ao conjunto de ações planejadas e sistemáticas necessárias para prover confiança adequada de que os produtos, processos e serviços satisfarão determinados requisitos da qualidade. A qualidade é, portanto, uma adequação ao uso, isto é, a propriedade que permite avaliar e, conseqüentemente, aprovar, aceitar ou recusar qualquer serviço ou produto. Trata-se, portanto de um conceito relativo que varia com o tempo, seja em decorrência da descoberta de novas tecnologias, seja em função dos custos envolvidos ou outros aspectos da questão.
Para que haja garantia da qualidade há necessidade do envolvimento de toda a empresa, desde o topo da direção até o mais subalterno servidor, sendo a ignorância o maior inimigo da qualidade e o excesso de burocracia o maior inimigo da sua garantia da qualidade.
A isto se denomina de “Política da Qualidade” que deve ser exercida não só nos procedimentos como também no produto final (Figura 2).
Figura 2: