ASSENTAMENTO CONTESTADO
SETOR DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE SERVIÇO SOCIAL
DOSSIÊ
PONTA GROSSA
2014
LARISSA FOGAÇA DE CAMPOS
DOSSIÊ
Trabalho apresentado para obtenção de nota parcial na disciplina de Questão Social e Prática Profissional do Serviço Social na Universidade Estadual de Ponta Grossa, curso de Serviço Social.
Professora: Lislei Preuss
PONTA GROSSA
2014
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO...................................................................................04
2 ASSENTAMENTO CONTESTADO....................................................05
3 REFORMA AGRÁRIA NO BRASIL...................................................06
4 URBANIZAÇÃO EM PONTA GROSSA.............................................07
5 CONCLUSÃO......................................................................................08
INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem como finalidade apresentar e descrever informações ouvidas e observadas em sala de aula e em viagem de estudos. Através de breves resumos dando enfoque as palestras sobre; Urbanização em Ponta Grossa e Reforma Agrária no Brasil e também a viagem realizada no dia 25 de abril ao Assentamento Contestado.
ASSENTAMENTO CONTESTADO
Viagem de estudos realizada no dia 25 de abril, onde foi visitado o Assentamento Contestado. A área é conhecida como Assentamento Contestado, por ser uma homenagem das famílias sem terra aos trabalhadores rurais que lutaram na Guerra do Contestado em 1992 à 1916.
As famílias tinham como objetivo conquista a terra, poder produzir e sobreviver da sua produção, ter acesso a educação, cultura e saúde. O assentamento é um espaço para o conjunto de famílias camponesas viver, trabalhar e produzir, dando uma função social a terra e garantindo um futuro melhor à população. A vida no assentamento garante às famílias direitos sociais que não são garantidos a todo o povo brasileiro: casa, escola e