Escola com Celular
LIXO E IMPACTOS AMBIENTAIS PERCEPTÍVEIS NO ECOSSISTEMA DE SÃO JOÃO DEL REI: COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA?
Nome: André José dos Santos
Disciplina: Filosofia
Turma: 16
Mediador: Camila Petrasso
1. Apresentação e justificativa
LIXO E IMPACTOS AMBIENTAIS PERCEPTÍVEIS NO ECOSSISTEMA DE SÃO JOÃO DEL REI: COMO RESOLVER ESTE PROBLEMA?
Os impactos ambientais causados pelas atividades humanas e suas consequências tem sido pauta de discussão da mídia e até mesmo de conversas informais, no nosso dia a dia. Entretanto, por ser tema comum, não são raras às vezes em que tais informações são trabalhadas de forma simplista, ou mesmo com conteúdo errôneo.
Os impactos ambientais são ocasionados por confrontos diretos ou indiretos entre o homem e a natureza. Isso se dá devido a grande necessidade de consumo do ser humano. Quanto mais possui, mais ele deseja ter. Quanto maior o consumo, maior a produção de lixo, logo maior impacto ambiental. O consumo cotidiano de produtos industrializados é responsável pela contínua produção de lixo. Lixo é uma palavra latina (lix) que significa cinza, vinculada às cinzas dos fogões. Lixo é aquilo que se varre da casa, do jardim, da rua e se joga fora; entulho.
O descarte do lixo tem se tornado um problema mundial quanto ao prejuízo e poluição do meio ambiente. Caso estes sejam descartados sem nenhum tratamento podem afetar tanto o solo, a água e/ou o ar.
Na maioria das vezes as atividades cotidianas condicionam o morador urbano a observar determinados fragmentos do ambiente e não perceber situações com graves impactos ambientais condenáveis. Casos de agressões ambientais como poluição visual e disposição inadequada de lixo refletem hábitos cotidianos em que o observador é compelido a conceber tais situações como “normais”.
Tendo como base as questões acima, os professores das áreas de Comunicação Aplicada, Língua Portuguesa, Filosofia, Geografia, Química e Sociologia da Escola Estadual Cônego Osvaldo Lustosa,