Estudo de Caso Fundações
5
ESTUDO DE CASO
A construção do Parque Eólico de Osório iniciou-se em outubro de 2005 e é hoje o maior complexo gerador de energia eólica da América Latina, com cerca de 150MW de potência instalada.
A energia eólica é obtida através do movimento do ar e gerada através dos aerogeradores, também
conhecidos
como
cataventos
(Figura
5.1).
Os
areogeradores são instalados no topo de torres, que por sua vez devem estar fixadas em bases de apoio que receberão além das cargas verticais e horizontais, também as de momento fletor.
Por esse motivo, essas bases devem estar apoiadas em fundações devidamente dimensionadas e executadas de forma a receberem essas cargas, suportá-las e distribuí-las ao terreno.
Figura 5-1: Aerogeradores do Parque Eólico de Osório
Fonte: Ventos do Sul Energia (2011).
5.1
Localização
O Parque Eólico de Osório está localizado na região sul do Brasil, na cidade de
Osório no Rio Grande do Sul, conforme mapa de localização na Figura 5.2.
83
Figura 5-2: Localização do Parque Eólico de Osório /RS
Fonte: Google (2011).
5.2
Características geológico-geotécnicas
Segundo Debas et al. (2006), a costa do Estado do Rio Grande do Sul apresenta registros de flutuações do nível relativo do mar, essas flutuações são responsáveis pelos depósitos cenozóicos marinhos compostos basicamente por areias quartzosas finas a médias, arredondadas, por vezes avermelhadas, intercaladas por argilas de coloração cinza, com fragmentos de conchas em profundidades de 20 a 25 metros.
Na região do parque foram executados ensaios de sondagem a percussão e ensaio de cone com medida de poro-pressão, que basicamente caracterizaram o perfil geotécnico com cerca de 2 metros de solos argilosos seguidos por uma grande camada de areia. Entre 19 e 30 metros encontram-se camadas de argila mole a rija de espessuras variando de 3 a 7 metros. Abaixo dessa camada argilosa, ocorre novamente areia, até o final das