Trabalho helice continua
Com elevada capacidade de carga, as estacas hélices contínuas são utilizadas em fundações profundas. A escolha por esse sistema de fundação depende não só das características do terreno ou dos custos envolvidos, mas também de aspectos da vizinhança do canteiro. Essas estacas são, por exemplo, mais indicadas do que estacas cravadas quando há restrições relacionadas à vibração ou a impactos sonoros. A opção por estacas hélice contínua pode ser determinada também pela disponibilidade de equipamentos. A determinação deve ser feita por consultores ou especialistas em fundações. "É esse profissional ou escritório que estuda as alternativas mais apropriadas, pois uma escolha precipitada pode inviabilizar economicamente um produto", explica o engenheiro Sussumu Niyama, doutor em engenharia de solos e diretor da Tecnum Construtora.
COTAÇÕES DE PREÇOS E FORNECEDORES As construtoras e incorporadoras geralmente mantêm relações comerciais com empresas de fundações e geotecnia, que são acionadas, no caso da contratação do serviço de estaca hélice contínua, para participar das concorrências. Ainda assim, a seleção de empresas deve considerar as obras já realizadas. "É necessário levar em consideração a experiência e o histórico das empresas, que podem ser conferidos por meio do portfólio e do contato com outros contratantes", afirma o engenheiro José Luiz Saes, presidente da Abef (Associação Brasileira de Empresas de Engenharia de Fundações e Geotecnia). É também o que salienta Niyama, para quem é fundamental ter como parâmetro a credibilidade técnica e a base econômica das empresas. "Leva-se em conta possuir estrutura sólida e capacidade real de atender aos requisitos do edital de concorrência", diz.
ESPECIFICAÇÕES Antes mesmo do início do processo de concorrência é recomendável que a construtora forneça alguns dados básicos às prestadoras interessadas. Informações como sondagem do terreno, projeto de fundações, e planilha de itens a serem cotados