Verdade Desportiva
Desporto consiste numa actividade física, regulamentada de carácter individual ou colectivo, cuja finalidade é alcançar o melhor resultado ou vencer lealmente em competição.
De há uns anos para cá tem aumentado bastante a polémica com o tema da corrupção no desporto, onde pessoas que pensam estar acima dos outros, manipulam jogos, subornam árbitros e jogadores com o seu poder económico, e pensam que são capazes de "comprar" a sua dignidade.
No dia-a-dia temos visto inúmeros exemplos de suspeitas de corrupção, assim como outros que foram confirmados, como por exemplo: os casos, em Itália, de várias equipas da Serie A, a Juventus, AC Milan, Lazio e Fiorentina, que foram culpadas e punidas severamente por se ter provado que houve corrupção em vários jogos, em 2006. Neste caso a equipa mais penalizada foi a Juventus tendo-lhe sido retirado o título de campeão e sido despromovida à Serie B.
Defendemos e valorizamos o desporto considerado "limpo" com a existência de fair play, onde exista igualdade entre todos os praticantes e onde se pode ganhar jogos, taças e campeonatos de forma legal, com dignidade e com muito esforço.
Corrupção no desporto com nova lei
O Governo prepara-se introduzir uma lei que prevê a responsabilização de pessoas colectivas no âmbito da corrupção desportiva. O diploma deverá entrar em vigor no início do próximo ano, segundo o coordenador da Unidade de Missão para a Reforma Penal (UMRP), Rui Pereira.
Com a nova legislação, será possível julgar clubes por crimes de corrupção, à semelhança do que já acontece noutros países da União Europeia. Actualmente, a lei portuguesa prevê apenas a punição de pessoas singulares.
Segundo Rui Pereira, a nova legislação sobre penalizações para a corrupção desportiva tem por base a revisão do Código Penal e a necessidade de adaptação ao mesmo,