vera
Sujeito : simples composto nulo: subentendido indeterminado expletivo
Predicado
Vocativo
Predicativo do sujeito
Predicativo do complemento direto
Complemento direto
Complemento indireto
Complemento agente da passiva
Complemento oblíquo= função sintática desempenhada por um grupo preposicional ou adverbial selecionado pelo verbo; não pode ser substituído pelo pronome “lhe” e é essencial ao verbo, não podendo ser eliminado. Eles vão a Paris. Eles vão…… Eles vão-lhe. O João gosta de bolos. O João gosta….. O João gosta-lhes Elas moram ali. Elas moram…. Elas moram-lhe Pus o livro na estante. Pus o livro….. Pus-lhe o livro Modificadores
São formados por elementos não selecionados, distinguindo-se dos complementos que são selecionados e, por isso, podem ser omitidos, sem que se perca o sentido global da frase.
Modificador da frase =normalmente, exprime uma opinião/posição do enunciador sobre o sentido da frase na sua totalidade. Felizmente, hoje não chove. Ele é um excelente trabalhador, sem dúvida! Eu fiquei contente, quando chegaste a casa. Cientificamente, o João é muito competente.
Modificador do grupo verbal = formado por elementos selecionados pelo verbo. O Joaquim rezou alto. O João está em casa desde ontem. A Maria gosta de estudar em casa.
Modificador do nome = função desempenhada por elementos da frase não exigidos pelo nome. (Normalmente encontra-se à direita do nome) Ele comprou um livro interessante. O aluno mais moreno é meu primo. Os alunos, que estudaram, passaram no módulo. O João, o meu primo, acabou de chegar. O apartamento espaçoso tinha um piano. O encontro com os amigos tinha lugar na saleta.