Aloe Vera
Amanda Hennemann, Nadine Schwantes e Thaís Feyth
DISCIPLINA: Biologia
PROFESSOR: Maria Luisa Grutzmacher
Plantas Medicinais – Aloe Vera
NOVA PETRÓPOLIS
2015
Introdução
O objetivo deste trabalho é definir o que são plantas medicinais. Ao definir isto, aborda-se mais detalhadamente a Aloe Vera, planta que se enquadra na categoria de plantas medicinais. E assim, mostrar seus principais benefícios, efeitos secundários, os produtos que são feitos através desta, como surgiu e algumas curiosidades a respeito da planta.
Plantas Medicinais
Entende-se por plantas medicinais todas aquelas que possuem princípios ativos que ajudam no tratamento e até mesmo na cura de certas doenças. Podem ser ingeridas em forma de chá e infusões, mas sempre se deve ter cuidado e procurar indicação médica.
Como exemplo de planta medicinal, pode-se citar a Cavalinha que tem propriedades diuréticas, a Capuchinha eficiente no tratamento de infecção urinária, o Poejo que facilita a perda de peso, além de ter efeito diurético e digestivo, e a Salsa, indicada para pessoas com problemas nos rins. E ainda a Aloe Vera, que será o foco do nosso trabalho e a especificaremos ao decorrer dele.
Aloe Vera
Aloe Vera, também conhecida como Babosa, é uma planta medicinal muito conhecida e utilizada desde os primórdios da humanidade.
Ela pertence ao Reino Plantae, à divisão Magnoliophyta, à classe Liliopsida, à ordem Asparagales, à família Asphodelaceae, ao gênero Aloe, à espécie A. Vera e A. Succontrina.
É uma planta que floresce no começo da primavera, de folhas verdes, espinhosas, espessas e em forma de lança e flores tubulares, geralmente amarelas. Como suas folhas são suculentas, elas estão cheias de uma substância gelatinosa que pode ser extraída e incorporada em vários produtos.
A Aloe vera é uma planta originária de regiões desérticas, mas também é encontrada em certas zonas