Ventilação com ambú
Indicações
Ventilação pressão positiva com máscara e dispositivo bolsa-válvula pode ser uma manobra que salva vidas. Apesar de parecer simples, as técnicas requerem conhecimento da anatomia das vias aéreas, do equipamento e das indicações.
A ventilação com máscaraé utilizada em pacientes com falência respiratória mas que ainda respiram espontaneamente e em pacientes em completa apnéia. Ela pode ser usada em qualquer situação em que a respiração espontânea está falhando ou cessou, incluindo parada cardiopulmonar.
Contra-indicações
A ventilação com máscara é raramente contra-indicada. Entretanto, cautela é necessária em pacientes com lesões faciais graves e lesões oculares. E também, corpos estranhos (ex. conteúdo gástrico) podem levar à pneumonite por aspiração. Nestas circusntâncias, técnicas diferentes, incluindo entubação orotraqueal, podem ser necessárias.
Equipamentos
Existem muitos tipos de máscaras faciais, variando no desenho, tamanho e materiais. Máscaras transparentes são preferidas porque permitem a inspeção da cor labial, condensações, secreções e vômitos. Para manter um bom ajuste, o tamanho e o formato da máscara devem se ajustar à face. Por isso, diversas máscaras devem estar disponíveis.
Vários tipos de ambu estão disponíveis. Todos possuem uma bolsa de auto-enchimento e uma válvula unidirecional que evita re-entrada de ar. A válvula é desenvolvida para funcionar durante a respiração espontânea e também na ventilação controlada manualmente. Como as válvulas podem funcionar sem uma fonte de oxigênio, é importante certificar-se que o oxigênio está fluindo pelo ambu quando este se faz necessário.
Teste a capacidade do ambu de fornecer pressão positiva antes do uso. Este pode ser testado fechando-se o conector do ambu com seu polegar e apertando-se o ambu com uma força razoável. Se ficar difícil de comprimir o ambu ou se o ar for forçado entre o conector e seu dedo, o ambu funciona