Biblioteca nacional
Ezequiel Rubinst ein
Márcio A. Cardoso
Art icul ação ou junt ura é a conexão ent re duas ou m ais peças esquel ét icas (ossos ou cart i l agens). Essas uniões não só col ocam as peças do esquel et o em cont at o, com o t am bém perm i t em que o crescim ent o ósseo ocorra e que cert as part es do esquel et o m udem de form a durant e o part o. Al ém dist o, capaci t am que part es do corpo se m ovim ent em em respost a a cont ração m uscul ar.
Em bora apresent em consideráveis variações ent re el as, as art icul ações possuem cert os aspect os est rut urais e funcionais em com um que perm i t em cl assificá-l as em t rês grandes grupos: fibrosas, cart i l aginosas e sinoviais. O cri t ério para est a divisão é o da nat ureza do el em ent o que se int erpõe às peças que se art icul am .
ARTICULAÇÕES FIBROSAS
As art i cul ações nas quai s o el em ent o que s e i nt erpõe às peças que s e art i cul am é o t eci do conj unt i vo fi bros o s ão di t as fi bros as (ou s i nart ros es ). O grau de m obi l i dade del as , s em pre pequeno, depende do com pri m ent o das fi bras i nt erpos t as . E x i s t em t rês t i pos de art i cul ações fi bros as : s ut ura, s i ndes m os e e gonfos e.
As sut uras, que são encont radas som ent e ent re os ossos do crânio, são form adas por várias cam adas fibrosas, sendo a união suficient em ent e ínt im a de m odo a l im i t ar int ensam ent e os m ovim ent os, em bora confiram um a cert a el ast icidade ao crânio. A m aneira pel a qual as bordas dos ossos art icul ados ent ram em cont at o é variável , reconhecendo-se sut uras pl anas (união l inear ret i l ínea ou aproxim adam ent e ret i l ínea), sut uras escam osas (união em bisel ) e sut uras serreadas (união em l inha “dent eada”). No crânio, a art icul ação ent re o s