Biblioteca nacional
Em 1808, o acervo que aqui desembarcou era composto por 60 mil peças incluindo livros, manuscritos, mapas, estampas, moedas e medalhas. A primeira acomodação foi o Hospital do Convento da Ordem Terceira do Carmo. A data oficial da fundação da Biblioteca Nacional é 29 de outubro de 1810, quando o Príncipe Regente assinou decreto determinando oficialmente a acomodação física dos arquivos da livraria real.
A Biblioteca Nacional só foi definitivamente aberta ao público em 1814. Após a morte de Dona Maria I, em março de 1816, teve início o reinado de Dom João VI, que permaneceu no Brasil até 1821. No mesmo ano, por conseqüências políticas, D.João VI retornou para Portugal com a Família Real, levando parte dos acervos. Depois da independência em 1822, o Brasil, sob acordo regulado na Convenção Adicional ao Tratado de Paz e amizade com a ex-metrópole, comprou a Biblioteca Nacional.
Funções
A BN tem estabelecido estreita relação com organismos internacionais para divulgar os livros e autores brasileiros, e tem atuado no desempenho de funções referentes à biblioteca, ao livro e à leitura, em seus diversos segmentos.
Como também tem a função de centro nacional de informações bibliográficas e documentais, vem atuando como uma biblioteca de amplo acesso com acervos disponíveis a pesquisadores, tanto presenciais quanto distantes, no Brasil e no exterior. Em seu prédio-sede atende a cerca de quinze mil usuários por