ventilaçao natural
Produzida por diferença de pressão estática ou dinâmica nas paredes que separam os espaços internos e externos de uma edificação em função de diferenças de densidades (temperatura) – ventilação pelo efeito chaminé
Por que utilizar?
Remover a carga térmica acumulada
Promover o resfriamento fisiológico nos usuários, devido às perdas térmicas por convecção proporcionadas pelas correntes de ar em contato com a pele.
Manter a qualidade do ar nos ambientes internos.
-controlar os ganhos de calor nas construções sombreamento das edificações utilização de cores claras nas superfícies expostas ao sol
Bioclimatologia: aplica os estudos do clima (climatologia) às relações com os seres vivos. Os conceitos básicos que envolvem o clima e o conforto levam à compreensão da importância da bioclimatologia aplicada à arquitetura.
O conforto depende da cultura (estado e pais de moradia) da pessoa, do tipo de atividade que ela exerce no ambiente e a roupa que ela está vestindo.
Carta bioclimática- baseada em temperaturas internas do edifício
No clima quente e úmido a ventilação cruzada é a melhor estratégia para as edificações
Estratégias: Telhas cerâmicas não vitrificadas, fontes de água, cobertura verde e vegetação. Além de: Inércia térmica (tempo de transmissão de calor através do material) – paredes grossas e materiais isolantes. Mais fácil: corredores, brises, vegetação e painéis perfurados. Acima de 24graus (TBU) e 44 (TBS) se da a necessidade de ventilação mecânica/ através do ar condicionado.
Edificio Melboure – CH2 Building Arq. Miek Pike, Austrália Agua- esgoto e descarga, e esfria as paredes, saindo pelo chão (também)
Economia – se paga em 5 anos (retorno econômico)
Iluminação – janelas altas fornecem luz profunda no ambiente
A noite abrem as janelas para resfriar o ambiente