ventilacao natural
A ventilação natural nas edificações é uma eficiente estratégia bioclimática para a obtenção de conforto térmico e para redução do consumo de energia, pois utiliza aberturas e/ou dispositivos passivos para produzir a movimentação do ar no interior dos ambientes, contribui ainda para a otimização do conforto ambiental e da qualidade do ar interior das habitações.
A maioria do território brasileiro é constituído por regiões de clima quente e úmido. Nestes tipos de climas, é necessário controlar os ganhos de calor. A redução de ganhos de calor é conseguida através do sombreamento envoltórias da edificação, das cores claras, painéis envidraçados, visando reduzir parte da radiação solar incidente. A utilização de sistemas de ar condicionado em edificações que poderiam ser naturalmente ventiladas representa uma das maiores fontes de desperdício de energia em regiões tropicais.
A ventilação natural em regiões tropicais é uma eficiente estratégia de projeto para a obtenção de conforto térmico e para a redução do consumo de energia. O aproveitamento dos recursos naturais e das condicionantes do clima melhora a integração do edifício com o entorno e a obtenção do conforto através de sistemas passivos de condicionamento.
2 DESENVOLVIMENTO
A ventilação natural regula o clima interno de uma edificação por meio de uma troca de ar controlada pelas aberturas ela é extremamente importante para garantir a otimização do conforto no interior dos edifícios; utiliza-se um recurso renovável, a temperatura no exterior, e a renovação do ar a uma taxa adequada, fundamental para manter no edifício o ar interior com boa qualidade.
Durante a época mais quente do ano, uma das formas mais eficientes para arrefecer a temperatura no interior das nossas casas é a de ventilar, especialmente durante a noite, quando as temperaturas são mais frescas. Durante uma grande parte dessa época do ano, o ar no exterior apresenta