Importância da psicologia na gestão do trabalho
Num ambiente rico em fatores que podem influenciar na vida do trabalhador, dentro e fora da empresa, é indispensável que se concentre esforços para uma análise mais cuidadosa do que está propício a afetar o bem estar de cada membro, e da empresa como um todo. Neste resumo, será feita a abordagem tendo como enfoque as cinco esferas - o individuo, seu setor de trabalho, a empresa, o cenário externo e a família – que possuem aspectos interdependentes, resultados de diversas pesquisas sobre o comportamento e saúde do trabalhador.
O indivíduo- É preciso ter um olhar para a pessoa, o individual, considerando o relacionamento dela consigo mesma, com os outros, os empregadores, a equipe. É um ser humano, e assim deve ser visto, em sua totalidade. A saúde – bem estar físico, mental e social - do profissional é um dos fatores determinantes para sua eficiência ou ineficiência dentro da função que ocupa.
Setor de trabalho- Garantir a segurança, permitindo que o funcionário tenha tranquilidade para exercer suas atividades é compromisso do empregador. O empregado deve ser orientado quanto aos riscos aos quais está exposto. É um exercício constante porque requer a sensibilização das duas partes, tanto do empregado quanto do empregador. As atribuições de cada empregado devem ser muito bem estabelecidas, evitando a sobrecarga. Também devem ser disponibilizadas as ferramentas que deem maior praticidade na execução das tarefas - o desperdício de tempo atingirá a produtividade da empresa.
A empresa- Deve propiciar um ambiente saudável aos funcionários. Se possível, promover palestras, teatros e shows. Estas iniciativas melhoram o relacionamento entre funcionários.