Ventilação Natural
Em Países como o Brasil, localizado na região tropical com clima quente, devemos sempre aproveitar a alta qualidade de energia solar fornecida gratuitamente pela natureza para movimentar a convecção natural, obtendo-se desta maneira a ventilação e a despoluição dos ambientes. As soluções construtivas com isolamento térmico de todas as superfícies das fachadas e telhado, usuais nos paises mais desenvolvidos, que estão localizados e, climas temperado e frio, devem ser adaptados as nossas condições climáticas para proporcionarem com conforto térmico, utilizando-se somente dos recursos naturais abundantes no Brasil.
Uma boa ventilação natural proporciona a diluição dos agentes poluidores para a proteção da saúde, repõe constantemente os níveis adequados de concentração de oxigênio no ar para se manterem elevados os níveis de concentração, destreza e alerta mental da pessoa, reduz a umidade do ar quando for excessiva, proporciona um grau de pureza do ar compatível com as exigências fisiológicas do ser humano em relação à saúde e bem estar, reduzindo o numero de doenças e o absenteísmo, alem de refrescar o corpo da pessoa melhorando a sensação de bem estar, aumentando assim a sua disposição e trazendo um conforto térmico dentro dos ambientes.
A ventilação é de fundamental importância na promoção do equilíbrio térmico humano e na melhoria da qualidade do ar o interior dos edifícios. A ventilação tem importância fundamental na sensação de conforto térmico percebida pelo ser humano. Ela e responsável direta pelo aumento da intensidade dos processos físicos através dos quais o homem transfere seu excesso de calor para o meio que o circunda.
O ar possui em sua composição cerca de 21% de oxigênio. A redução desta porcentagem acarreta conseqüências negativas para o ser humano, conforme a tabela abaixo:
A ventilação natural nas edificações é obtida graças ao processo
Físico da convecção natural, que se baseia no fato do ar