VENENO DE ABELHA
UNIBH
VENENO DE ABELHA
Botox Natural
Belo Horizonte
2014
Introdução
Este trabalho mostra o resultado de uma pesquisa feita há mais de 20 anos, a criação de um cosmético conhecido como Botox Natural.
A principal substância para esse composto é o veneno de abelha, mostrando passo a passo de como fabrica este produto, os benefícios que ele traz, além de suas indicações e contra indicações e também o seu reconhecimento em âmbito internacional.
Veneno de abelha “Botox Natural”
Creme que tem ação rejuvenescedora é produzido em Tatuí-SP, o produto tem como base o veneno da abelha, os criadores são os farmacêuticos Marisa Protta e o seu marido apicultor Ciro Protta. É resultado de uma pesquisa há mais de 20 anos.
Os cosméticos a base de melitina, um aminoácido presente na toxina do inseto que engana a pele, tendo a sensação que foi picada por abelhas, os insetos não são mortos no processo de extração. São colocados no apiário, lâminas de vidro que retém o veneno em seguida é levado para o laboratório, com uma espátula tudo que ficou grudado é solto e armazenado, cada porção do veneno é pesada e misturada com outros ingredientes a base de óleos e ceras, depois descansam por 24 horas, tudo é despejado em uma máquina, são despejados 30 gramas em cada pote de creme, o equivalente ao veneno de 500 abelhas.
O produto foi aprovado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) e lançado comercialmente, faz a pele reagir ao veneno aumentando a produção de colágeno e melhorando a elasticidade, a circulação sanguínea melhora e as células mortas são eliminadas, reduzindo assim as rugas.
Apesar de parecer estranho, o uso de veneno de abelha no rosto tem sido algo bem comum entre as celebridades internacionais, para se livrar de uma vez por todas das insistentes rugas e marcas de expressão. A onda começou no fim do ano passado, quando Kate Middleton e Camila Parker Bowles,