Trabalho de Risco Biológicos - Abelhas e Vespas
Docente: Prof. Monica Aguiar
Integrantes Grupo:
Ricardo Baptista Silva
Erika Esquina
Luciana Barcelos Bezerra
Mara Daniela Januário de Souza
Cleisson Gilberto da Cunha Lima
Introdução
A abelha (Apis mellifera) e a Vespa ou Marimbondo como conhecido no Brasil
(Euscorpius flaviaudus),são insetos artrópodes pertencentes à ordem dos
Hymenopteros, do grego (hymen = membrana; ptera = asas).
Em termos de preservação ambiental, é sabido que estes insetos encontram- se no Brasil em escala de centenas de espécies e sub-espécies diferentes, porém com importante função de controle populacional de outros insetos peçonhentos, predadores, vetores e pragas urbanas (inclusive aranhas). Proporcionando também um dos principais agentes polinizadores de inúmeras variedades vegetais, dando fechamento ao ciclo de reprodução de parte da fauna regional.
Já em termos de ameaça à saúde humana, há de se considerar o risco presente na interação do homem em seu quadro sócio-econômico e a presença destes insetos, pois ambos coexistem em mesmo ambiente, realizando cada um sua função de sobrevivência e adaptação ao meio comum.
Curiosidades
•
•
As vespas são extremamente importantes no controle biológico uma vez que quase todos os insetos considerados como praga têm uma vespa como predador natural. (fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Vespa) .
A ocupação intensiva do ambiente pelo homem causa impactos nas comunidades locais de abelhas, através da eliminação de fontes de alimento, destruição de substratos de nidificação, envenenamento com praguicidas etc. (fonte: SILVEIRA; Fernando A. – Abelhas Brasileiras – Sistemática e Identificação, 1ª Ed,
Belo horizonte, 2002)
•
As fêmeas da ordem dos Hymenopteros possuem um ovopositor típico que permite a perfuração do hospedeiro ou acessar locais inacessíveis, estando muitas vezes modificado em um ferrão. Pode ser até 6 vezes maior do que o comprimento do corpo em diversos grupos, ou tão