artropodes
Campus Alcântara
Aluno: Erlisson Sodré
Disciplina: Biologia
Professor: Edalton Silva
Artrópodes
O filo Arthropoda (Artrópodes).é um conjunto muito grande de animais, o maior grupo com espécies descritas. A enorme diversidade de adaptação destes animais permite que sobrevivam em todos os habitats. São animais que, como os anelídeos, apresentam metameria (corpo segmentado), embora em aracnídeos e crustáceos haja uma tendência de diminuição desta metameria e, em ácaros e caranguejos ela não existe. Compreende o grupo dos insetos, crustáceos, aracnídeos, quilópodes e diplópodes.
Apesar dos artrópodes competirem com o Homem por alimento e provocarem doenças, são essenciais para a polinização de muitas plantas e são também utilizados como alimento e para a produção de produtos como a seda, o mel e a cera.
Aspectos positivos
* Escorpiões, aranhas, opiliões, centopeias, formigas, joaninhas, vespas e outros são predadores e ajudam no controle de pragas, pois entre suas presas estão as baratas, pulgões, lagartas, cochonilhas, cupins, moscas, etc.
* Abelhas, borboletas, mariposas, alguns besouros, vespas e moscas atuam na polinização, espalhando os gametas masculinos presente no pólen e permitindo o sucesso de inúmeras plantas.
* Abelhas produzem mel, que é usado tanto como alimento e adoçante natural, como na saúde no tratamento de enfermidades leves como alergias e sintomas de resfriado, além de introduzido nos medicamentos para tratamento de doenças respiratórias e catarata.
* Formigas, moscas, baratas, besouros, lagostas, caranguejos e outros artrópodes aceleram a decomposição de animais e plantas mortas, reduzindo rapidamente os restos, facilitando o trabalho final dos fungos e bactérias que, por sua vez, reduzirão os restos à matéria inorgânica, mantendo um solo fértil e vantajoso para as plantas. A não decomposição destes restos não iria favorecer o solo, o que comprometeria as