Artrópodes
Artrópodes
Aluno: Nº: Série: Turma: B
Planalto, Outubro, 2013
Introdução
Os artrópodes constituem mais de 75% das espécies dos seres vivos existentes no mundo, sendo o maior aglomerado de animais em diversidade de grupos.
Alguns artrópodes, até que se tornem adultos, passam por modificações naturais em seu corpo chamadas de metamorfose e/ou de desenvolvimento direto. Artrópodes
Dentro do estudo dos invertebrados, o filo Arthropoda merece atenção especial por possuir o maior número de espécies do reino animal, agrupando mais de 800 mil exemplares, habitantes das mais diversas regiões do globo terrestre.
Habitat natural
Esses animais vivem em diversos tipos de ambiente, muitos se abrigam em habitat aquático, outros são terrestres e alguns voam pela atmosfera do planeta.
Características e classificação
Podem ser classificados em cinco tipos: insetos, apresentam o corpo formado por cabeça, tórax e abdômen; os aracnídeos e crustáceos, formados por cabeça e tórax juntos e abdômen abaixo e os quilópodes e diplópodes, compostos apenas por cabeça e tronco.
Reprodução e desenvolvimento
Os artrópodes crescem por meio de mudas trocando várias vezes de revestimento, como a borboleta. A maioria apresenta o desenvolvimento ovíparo, ou seja, que põe ovos, porém, alguns são vivíparos – em que o embrião se desenvolve dentro do corpo da mãe.
A maioria apresenta sexos separados, com algumas exceções, como os crustáceos marinhos que são hermafroditas. A reprodução é feita através da fecundação interna e cruzada, que formam ovos e nascem novos seres, mas também podem ocorrer através