Qualquer
Aplicar o conhecimento adquirido em sala de aula no laboratório, utilizar os equipamentos de segurança; Ler e interpretar a folha do Roteiro de Trabalho e suas simbologias.
2. OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Baseado no roteiro de trabalho, devemos montar um circuito para podermos aprender a ligar, manusear e operar um voltímetro para poder medir tensão elétrica alternada.
3. INTRODUÇÃO TEÓRICA
3.1 ELETROSTÁTICA
A eletrostática é a parte da eletricidade que estuda as cargas elétricas geralmente em repouso, e daí vem o nome eletrostática.
Onde aprendemos sobre o átomo, átomo neutro, prótons e elétrons, atração e repulsão, força eletrostática, condutores e isolantes, processos de eletrização, potencial elétrico e a grandeza da eletrostática que é a Tensão (contínua e alternada).
3.2 VOLTÍMETRO
O voltímetro é um instrumento destinado a medição de corrente elétrica, ou diferença de potencial, portanto, deve ser sempre ligado em paralelo com o ponto de medição. Nunca ligue um voltímetro em série com uma carga, pois o instrumento irá danificar-se permanentemente e oferecerá risco ao operador.
3.3 MULTÍMETRO
São classificados como digitais e analógicos, e são fabricados nos mais vários modelos. Com o multímetro, temos a possibilidade de medir varias grandezas elétricas, testar circuitos e analisar defeitos
3.3.1 Multímetro Analógico
Os Multímetros analógicos possuem várias escalas em seu painel frontal e de acordo com a necessidade de medição a agulha indica o valor medido, este modelo de Multímetro é considerado um pouco mais frágil em relação ao Multímetro Digital por possuir uma calibração em sua agulha, caso o mesmo sofra uma queda a possibilidade de danos é maior. Em sua maioria os Multímetros Analógicos medem: Tensão DC/AC, Sensibilidade DC/AC, Corrente DC, Resistência, Teste de Fuga de Transistores, Decibel, Teste de Continuidade, Teste de Bateria, Precisão Básica.
3.3.2 Multímetro Digital
Os Multímetros Digitais mostram o valor