insetos peçonhento
Aluno: Turno: Noite
ABELHA
INSETO
Abelha é a denominação comum de vários insetos pertencentes à ordem Hymenoptera, da superfamília Apoidea, subgrupo Anthophila, aparentados das vespas e formigas. O representante mais conhecido é a Apis mellifera, oriunda do Velho Mundo, criada em larga escala para a produção de mel, cera e própolis. Pertencem à ordem Hymenoptera os únicos insetos que possuem ferrões verdadeiros, existindo três famílias de importância médica e Apidae (abelhas) é uma delas e estão divididas nas seis famílias existente assim divididas em 2 grupos:
LAMBEDORAS: abelhas que lambem o néctar nas flores. Também chamadas de abelhas de língua curta
Colletidae
palpos labiais
Andrenidae
divididos em 4
Halictidae
artículos semelhantes SUGADORAS: abelhas que sugam o néctar nas flores. Também chamada de abelhas de língua longa
Megachilidae
palpos labiais
Anthophoridae
com dois segmentos longos
Apidae e dois curtos
As mais venenosas são oriundas de outros países e adaptadas ao Brasil. Em nosso País há essas espécies destacadas, porém sem Tanto perigo para a população. Para exemplificar um tipo de abelha venenosa podemos citar a Apis mellifera O habitat das abelhas Apis mellifera é bastante diversificado e inclui savana, florestas tropicais, deserto, regiões litoraneas e montanhosas A seguir, apresentam-se algumas características das raças de abelhas introduzidas no Brasil.
INOCULAÇÃO DO VENENO
Acidente por abelha é o quadro de envenenamento decorrente da inoculação de toxinas através do aparelho inoculador (ferrão). O aparelho inoculador das abelhas exerce um papel essencial no mecanismo de defesa de suas